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TRUCO PAPUDO!!

Truqueiros terão torneio no dia 19 de maio em Barracão

Torneio será realizado na sede do Esporte Clube Industrial

18/04/2019 07h48
Por: Fronteira Online
Fonte: PAN
Foto/Arte:Marcos Prudente
Foto/Arte:Marcos Prudente

Vem aí um torneio de truco para os amantes deste jogo que une amigos desde da escola, seguindo para o churrasco ou passa tempo. Agora pode ser a oportunidade de mostrar o potencial para região Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e o mundo pela internet, uma vez que durante o sorteio das duplas, assim como premiação, terá transmissão ao vivo pela página do Portal Agora Noticias (PANTV) no Facebook. Local do evento será na sede do Esporte Clube Industrial, Bairro Industrial, Barracão/PR.

A competição será livre para maiores de 18 anos completados até o dia do torneio e terá uma taxa de inscrição no valor de R$100,00 por dupla, com reinscrição no valor da mesma taxa inicial. Tendo como premiação; R$1.500,00 para o primeiro colocado, R$1.000,00 para o segundo, R$500,00 para o terceiro e R$300,00 para o quarto, sendo R$3.300,00 em premiação.

Torneio terá início às 9h, do dia 19 de maio, onde será realizado o sorteio para conhecer os confrontos. Será servido um almoço com cardápio ainda a ser definido com valor simbólico de R$10,00.

Mais informações e como se inscrever com Marcos Prudente, diretor da PANTV pelo Whats: (46) 9 8400-0614.

Segue o regulamento da competição abaixo    

1. A competição será disputada na categoria aberta acima de 18 anos completos na 1ª partida do evento. Será permitida a inscrição de 2 (dois) atletas, mediante pagamento de inscrição no valor de R$100,00, sendo metade R$50,00 (caução), na retirada da ficha de inscrição e R$50,00 no dia do torneio.

2. A competição de Truco será regida pelas regras a seguir:

3. Carteada:

3.1 O sorteio para saber quem iniciará dando as cartas, será tirado uma carta para cada jogador, na ordem de baixo para cima, sendo virada a quinta carta, ficando pé de jogo quem tiver a maior carta, segundo as regras das manilhas, ás, dois, três e demais figuras.

3.2 No corte, pode ver carta do companheiro. É proibido olhar a boca do baralho ou carta de cima. O carteador poderá somente ver a primeira carta de seu parceiro, tendo como penalidade a perda do corte ou a dada, havendo reincidência, perda do ponto na jogada. Quem cortar e for o quatro de ouro, poderá virar a carta, sendo o cinco a manilha, mas não poderá pegar outra, o mão dará as cartas no sentido anti-horário (pela direita).

3.3 Quando alguém jogar duas cartas de uma só vez na mesa, a carta maior estará cortando ou matando a carta jogada pelo adversário, e a outra carta será a torna. Para prevenir qualquer problema solicitamos aos jogadores que procurem jogar na mesa uma carta por vez, sempre na sua hora, e evite mostrar cartas segurando-as na mão.

3.4 As cartas serão dadas uma a uma, no sentido anti-horário, virando a última (13ª carta) e, após as três vazas jogadas, deverão permanecer todas abertas na mesa, não podendo ser tocadas, devendo ser recolhidas pelo próximo carteador.

3.5 As cartas poderão ser dadas por baixo ou por cima do baralho.

3.6 Caso algum jogador recolher as cartas antes do carteador de direito, deverá ser advertido para não mais fazê-lo. Em caso de reincidência a dupla adversária ganhará 01(um) ponto e continuará normalmente dando a carteada.

3.7 Será permitido fazer maço com as cartas que estiverem abertas na mesa, podendo o jogador encarregado do corte cerrar o baralho sucessivamente até três vezes, se assim o desejar. Tanto o embaralhamento como o corte e a dada de cartas deverá ser feito sobre a mesa de jogo.

3.8 Após o término de uma partida (12 pontos), o baralho segue normalmente para o início da mão seguinte/da vez.

3.9 É permitido trucar com duas ou com quatro cartas.  Se o jogador ou dupla aceitar, perde-se três pontos.

3.10 O baralho poderá ser trocado a qualquer momento da partida, desde que solicitado pelos participantes e tenha a anuência da comissão organizadora.

3.11 É terminantemente proibido o uso de objetos que reflitam as cartas ou quer que sejam, assim como, marcar as cartas (ex.: com unhas, tintas, rasuras, outros produtos, etc.) sob pena da dupla ser desclassificada e eliminada sumariamente da competição.

3.12 Em caso de qualquer irregularidade e/ou procedimento ilícito durante o jogo/etapa por parte de algum jogador/dupla, se comprovado, a dupla que cometeu o fato, será desclassificada e eliminada da competição respectiva Etapa e/ou do Campeonato.

4. Empate:

4. Estando a vasa embuchada ou empatada, ganhará quem conseguir apresentar a maior carta na segunda vasa, se permanecer embuchada, quem tiver a maior na terceira vaza ficará com os referidos pontos.

4.1 É permitido truco e retruco (6,9,12), vencendo quem apresentar a maior carta.

5. Mão de onze

5.1 Será permitida a troca de cartas para a dupla que atingir ou não onze pontos.

5.2 Se ambas as duplas tiverem onze pontos, a jogada será no escuro, ou seja, não poderão ser trocadas as cartas por nenhuma das duplas, olhando por mão (sequência da jogada). Caso algum jogador/dupla, na dada de carta (onze a onze) veja a carta do companheiro ou adversário, perderá a disputa/partida (perna) e, sendo a “nega”, perderá a partida/confronto.

5.3 Se houver três empates na mão de onze, ganhará os pontos, o jogador ou a dupla que não tiver os onze pontos.

5.4 Se houver três empates e ambas as duplas têm onze pontos, ninguém ganha e o baralho passa para o jogador a seguir na mesa.

5.5 No caso de uma dupla tiver e/ou mostrar: o casal maior, 03 manilhas, ou 1ª vaza feita e o gato, ou 1ª vaza empatada e o gato ganhará os pontos em questão.

6. Conversa

6.1 Durante o jogo, a única comunicação permitida será através de sinais, nenhuma palavra que guie ou interfira na jogada poderá ser trocada entre os companheiros da dupla, nem como sinais de forma verbal, além de outros idiomas, ou gírias, caso ocorra, será advertido verbalmente e se for reincidente, será punido com um (1) ponto.

6.2 É terminantemente proibido o comando do jogo por algum dos jogadores no sentido de influir ou alterar a jogada para ganhar o ponto em disputa ou inversão de cartas. A penalidade para esta infração é a perda dos pontos em disputa e, na reincidência, a perda da partida.

6.3 As normas estabelecidas neste artigo não impedem que algum dos participantes pergunte quem distribuiu as cartas ou de quem é determinada carta sobre a mesa.

6.4 A trucada ou retrucada, assim como a chamada, só terá valor se expressa verbalmente. O artifício de gesticular afirmativa ou negativamente induzindo ou não a chamada só valerá se houver expressão verbal (Ex.: joga! Não quero! etc.). Se, eventualmente, houver uma trucada ou retrucada e o jogador jogar as cartas abertas na mesa sem se expressar verbalmente (joga ou não joga) significa que o mesmo ou a dupla correu/desistiu da jogada.

7. Súmula e baralho

7.1 Os pontos deverão ser devidamente anotados na súmula de jogo e sempre confirmados pela dupla adversária.

7.2 Terminada a partida, um representante da dupla vencedora deverá levar a súmula preenchida e assinada por todos, bem como a caneta e o baralho na mesa de Coordenação.

7.3 No caso de haver rasura na súmula, deverá ser feita uma observação no verso da mesma e assinada por um dos jogadores das duplas envolvidas.

7.4 Os baralhos a serem utilizados nas disputas dos jogos serão exclusivamente os fornecidos pela Organização.

8. Postura do bom jogador

8.1 O comportamento e as atitudes dos jogadores quando das disputas devem ser limitadas às fixadas para o jogo de truco (companheirismo, respeito, calma, bom senso, etc.), sendo proibido tocar no adversário em clima de seriedade ou se dirigir com gestos obscenos, podendo ser eliminado da partida, se a comissão disciplinar julgar indecente o ato.

8.2 Competir exige respeito às regras, ao ambiente e, principalmente, ao seu adversário. No jogo de truco ninguém se ofende, pois ele é jogado sempre entre amigos e a livre expressão, desde que não fira a honra é liberada!

8.3 Caso o W x O ocorra o adversário terá seu resultado convertidos em 2 x 0, sendo eliminada da partida e perda do pagamento caução.

9. O sistema de disputa

10.1 O sistema de disputa (em todas as fases) será definido pelo Coordenador Técnico do evento e os representantes das duplas presentes através de sorteio, e será levado em consideração o número de atletas inscritos (as).

Será permitido reinscrições, onde os reinscritos jogarão entre os perdedores, que após classificados, entrarão para sorteio juntos com os primeiros ganhadores, que já haviam avançado de fase, até chegar à final e disputa de terceiro e quarto.

Observação: O ganhador da partida será quem ganhar duas (2) pernas seguidas ou a nega (partida do desempate da melhor de três).

14. Da premiação

14.1 O campeão ficará com o prêmio anunciado pela promotoria da competição durante divulgação: R$1.500,00.

14.2 Segundo colocado ficará com o prêmio anunciado pela promotoria da competição durante divulgação: R$1.000,00.

14.3 Terceiro colocado ficará com o prêmio anunciado pela promotoria da competição durante divulgação: R$500,00.

14.4 Quarto colocado ficará com o prêmio anunciado pela promotoria da competição durante divulgação: R$300,00.

13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

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