Sábado, 08 de Agosto de 2020 06:03
49991140414
Geral CRISE NO COMÉRCIO

Lives abordam alternativas na crise para empresários da fronteira Brasil-Argentina

Serão seis eventos promovidos pelo La Frontera e associações empresariais da região, com parceria do Sebrae/PR

28/05/2020 09h49
Por: Marcos Engel Fonte: Assessoria do Sebrae
foto: Juliano Lima (consultor do Sebrae/PR), Talita Casagrande (presidente do La Frontera) e Cleudenir da Silveira, o Bujão (presidente da Acesas) participaram da primeira live
foto: Juliano Lima (consultor do Sebrae/PR), Talita Casagrande (presidente do La Frontera) e Cleudenir da Silveira, o Bujão (presidente da Acesas) participaram da primeira live

A pandemia do coronavírus afetou negócios mundo afora. Na região sudoeste do Paraná, especialmente na divisa com a Argentina, os impactos foram ainda maiores com o fechamento da fronteira. Pensando nisso, o Comitê de Desenvolvimento Territorial das Micro e Pequenas Empresas (La Frontera Brasil/Argentina), em parceria com o Sebrae/PR e as associações empresariais de Santo Antonio do Sudoeste (Acesas), Realeza (Aciar), Planalto (Acep), Capanema (Acec), Pérola D'Oeste (Acepo) e Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira (Ascoagrin), está promovendo circuito de lives pelo Facebook sobre temas pertinentes às micro e pequenas empresas.

Talita Casagrande, presidente do La Frontera (grupo binacional de líderes públicos e privados trabalha alternativas para o desenvolvimento territorial) explica que a intenção é gerar conteúdo inteligente aos empresários ligados às associações comerciais.

"Queremos mobilizar a região, ampliar a rede de contatos, gerar integração entre os municípios e, principalmente, criar parcerias entre os municípios, não dependendo apenas do Estado", detalha Talita.

Estão programadas seis transmissões até o dia 24 de junho. A primeira aconteceu em 20 de maio, com a Acesas como âncora. Com o tema "promoção para empresas em período da Covid-19".

"Foi uma ótima experiência. Além de aprender com o especialista do Sebrae, também tive a experiência de levar informações e a minha experiência no comércio aos demais empresários", conta Cleudenir da Silveira, presidente da Acesas. Ele salienta que a soma dos conteúdos do especialista com os conhecimentos dos empresários da Fronteira resultou em informações interessantes para os pequenos negócios da região.

Além do conteúdo divulgado nas lives, Talita Casagrande ressalta que a iniciativa deverá ter resultados no período pós-pandemia. "O cenário do território da fronteira já está mudando. Temos um grupo ativo e os presidentes das associações empresariais têm conversado muito, facilitando a integração." Talita ressalta ainda que a maioria dos integrantes do La Frontera foi capacitada pelo programa Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional, do Sebrae/PR.

Para o consultor do Sebrae/PR, Diogo Kalinke, a iniciativa auxilia empreendedores de micro e pequenos negócios a criar estratégias enfrentar a pandemia. "As lives democratizam o acesso às informações e ajudam a embasar decisões mais assertivas. Outro ponto positivo é que podemos demonstrar como a transformação digital e as novas ferramentas permitem novos modelos de capacitações, de forma rápida e direta", encerra Diogo.

Programação
27/05 (Realeza) - Comportamento do consumidor em período de Covid-19 ((inscrições: bit.ly/inscricaoaciar).
03/06 (Planalto) - Vendas pelo Instagram e Facebook em período de Covid-19.
10/06 (Capanema) - E-commerce (o que é preciso saber para vender pela internet).
17/06 (Pérola D'Oeste) - Novas maneiras de relacionamento com o cliente em período de Covid-19.
24/06 (Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira) - Vitrines e embalagens em período de Covid-19.

Fonte: Assessoria do Sebrae

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dionísio Cerqueira - SC
Atualizado às 06h03 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 22°

17° Sensação
0 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias