Temais Telecom
Minhas Finanças

Fundos de ações crescem 135% em 2,5 anos. Saiba em que empresas o dinheiro está aplicado

Fundos de ações crescem 135% em 2,5 anos. Saiba em que empresas o dinheiro está aplicado

17/10/2019 14h33
Por:
Fonte: FRONTEIRA ONLINE
Divulgação
Divulgação

Entre dezembro de 2016 e agosto de 2019, o patrimônio líquido em fundos de ações cresceu 135%, para R$ 392,5 bilhões, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados de Capitais).

O crescimento decorre de alguns fatores, como a popularização dessa modalidade de investimento, o aumento do número de corretoras e gestoras, a queda na taxa Selic e a consequente diminuição dos rendimentos da renda fixa.

O que acontece agora? Com os sucessivos cortes nos juros pelo Banco Central — a Selic já está em 5,5% ao ano –, não há sinais de que esse movimento cesse. Pelo contrário, ele deve se intensificar.

Mas onde exatamente esse dinheiro está aplicado?  Como achar a estratégia dos fundos e, indo além, identificar precisamente em que empresas os aportes estão feitos? O fundo promete ter ações de empresas de diferentes setores, mas será que isso acontece mesmo? Essas informações estão disponíveis para consulta pública no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o órgão federal que faz a regulação do mercado de capitais. Para checar, é preciso apenas ter o CNPJ ou o nome do fundo em que o investimento já foi feito ou pode vir a ser.

Qual a periodicidade das atualizações? É importante lembrar que a atualização do que consta no portfólio de cada fundo é feita com um atraso de três meses após a efetivação da compra das ações. Segundo a Anbima, a razão para isso é que a “estratégia e a carteira de um fundo conta com a expertise do gestor em antecipar cenários”, num período médio de 90 dias. Outra razão é que pode haver uma demora maior ou menor para concluir a compra de um determinado lote de ações, o que impossibilita a consolidação imediata do portfolio.

Para acessar as informações, coloque os dados aqui. Escolha o fundo e clique em Balancete. Ajuste a data para três meses passados, e aparecerá uma lista com todas as ações e dados que mostram o peso relativo do que foi alocado nas empresas no total do fundo.

O 6 Minutos simulou o passo a passo com os dados do Reach Fundo de Investimento de Ações, da gestora Reach Capital. O processo de busca, regulado pela CVM, é o mesmo para todos os fundos de investimento em ações registrados no Brasil.

Com os mesmos dados também é possível acessar o regulamento do fundo, o que inclui a política de investimentos, o tipo de ativos (crédito privado, ações de empresas internacionais etc.) e dados diários, como o número de cotistas, o patrimônio, a captação e regras e prazos para o resgate de quem colocou seu dinheiro.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.