Temais Telecom
Lazer

Baixo volume de água muda cenário nas Cataratas

Segundo o Parque Nacional do Iguaçu, com a coloração escura é possível visualizar pedras que, normalmente, ficavam submersas

04/10/2019 09h37
Por: Fronteira Online
Fonte: Por G1 PR e RPC Foz do Iguaçu
Por G1 PR e RPC Foz do Iguaçu
Por G1 PR e RPC Foz do Iguaçu

A baixa vazão do Rio Iguaçu causou mudanças em parte da paisagem das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. As pedras que ficam abaixo das quedas começaram a aparecer.

Segundo o monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) o volume de água estava a 1,120 milhão de litros de água por segundo, por volta das 17h, desta quarta-feira (3). O volume considerado dentro da normalidade é a média de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

Segundo o Parque Nacional do Iguaçu, com a coloração escura é possível visualizar pedras que, normalmente, ficavam submersas.

 

Os passeios de barco continuam sendo realizados no local, mas com cuidados redobrados. Ainda de acordo com o parque, os visitantes podem conferir de perto a mudança no cenário turístico.

De acordo com Italcir Marte, piloto há 13 anos no Rio Iguaçu, a chuva forte desta tarde nas Cataratas não foi o suficiente para aumentar a vazão. Ele explica que é necessário que chova nas nascentes que ficam na Região Metropolitana de Curitiba.

Com o volume abaixo do normal, Marte explica que os pilotos precisam tomar cuidado com as pedras e reduzir a velocidade dos barcos. Os profissionais também ficam atentos para não atingir as embarcações da empresa argentina que também navegam pelo Rio Iguaçu.

De acordo com a Itaipu Binacional, até às 17h desta quarta-feira, foram registrados 6,4 mililitros de chuva na estação do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), instalada na Usina de Itaipu.

Há previsão de chuva nos próximos dias para a região das Cataratas. Segundo a Itaipu, se isso ocorrer, é possível que a vazão retorne ao valor médio.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.