Temais Telecom
PREVISÃO DO TEMPO

Verão em SC deve ter pelo menos três ondas intensas de calor

Confira os detalhes na previsão do tempo especial para a temporada.

09/09/2019 13h49Atualizado há 2 meses
Por:
Fonte: G1
Júnior Recalcati | Oeste em Foco
Júnior Recalcati | Oeste em Foco

O verão em Santa Catarina, estação que começa nesta sexta-feira (21), deverá ter influência do fenômeno El Niño, mas ele deve ser de intensidade fraca a moderada segundo meteorologistas do Fórum Climático Catarinense.

O fenômeno significa que no período as temperaturas serão mais altas e teremos regularidade da chuva no estado. Vamos ter um verão quente, o que é normal, mas são esperadas duas ou três ondas de calor intenso que podem trazer temperaturas acima do previsto pra estação. E quando isso acontece, esquenta até mesmo durante as noites e por vários dias consecutivos.

Os volumes de chuva devem ficar dentro do normal pra essa época, só deve chover acima da média no Oeste. As pancadas de chuva de fim de tarde devem ser mais frequente em janeiro. Já em fevereiro e em março, essa chuva vai ser mais irregular.

A em forma de pancadas é provocada pelo calorão e por causa da alta umidade do ar. Quanto mais abafado, maiores são as chances disso acontecer. E quase sempre é uma coisa isolada, chove num lugar e no outro não. Uma chuva rápida mesmo, de repente o céu escurece, as nuvens ganham moral e ela pode ser perigosa porque vem com ventos, raios, trovoadas e até granizo.

Cuidados no verão

E além de tomar bastante cuidado com as tempestades e procurar um lugar seguro nesses casos, na hora de ir pra praia, você deve ficar ligado em outras dicas.

Procure nadar em áreas que têm guarda-vidas. Respeite a sinalização de praia. Bandeira vermelha, nada de entrar na água. Evite nadar perto de embarcações e não pule de costões. Essa rima é séria! E reforce os cuidados com as crianças. Use e abuse do protetor solar, tome bastante água, frutas também são uma boa, óculos escuros, boné.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.