Verdurão Supermercados
ARTESÃO

Ciclista que viaja pelo mundo há mais de 20 anos passa por Iporã do Oeste

O uruguaio Milton Javier Sosa passou por Iporã do Oeste na tarde desta quinta-feira em direção a São Miguel do Oeste. O ciclista contou a reportagem da Rádio Oeste que começou a pedalar por influência do seu tio, que também era artesão e percorria o mundo vendendo seus trabalhos.

04/07/2019 16h52
Por: Fronteira Online
Fonte: Rede Peperi
Foto: Reprodução/ Rede Peperi
Foto: Reprodução/ Rede Peperi

Milton morava com sua família em uma pequena cidade do Uruguai, em que predomina a agricultura. Nos 20 anos em que pedala, parou por apenas duas semanas para visitar os familiares no Uruguai.

Entre tantos lugares que já passou pedalando, Milton cita que um dos locais que mais lhe chamou atenção foi o Amazonas, onde conviveu com índios e obteve conhecimentos sobre medicina natural.

Ele conta que aprendeu a falar e a se comunicar em português em função de sua ex-companheira, que também viaja de bicicleta, ser brasileira. Para se manter, o ciclista vende o artesanato que confecciona durante as viagens e também recebe doações de pessoas nos locais onde passa. Quando não pedala, ele confecciona sua arte e descansa, além de pescar com uma vara que carrega na bicicleta.

Milton Javier Sosa já teve uma bicicleta roubada, e por isso quando para, procura locais tranquilos para descansar. Depois da região Oeste, o ciclista irá em direção a Foz do Iguaçu, onde pretende conhecer as Cataratas, e depois segue para o Pantanal, Belém do Pará, Amazonas e retorna para a America Latina. Em todo este período que pedala, o Uruguaio diz que nunca teve problemas graves de saúde e faz uso de chás e produtos naturais para se fortalecer.

Na bicicleta, Milton leva além dos materiais para confeccionar o artesanato, também seus pertences, alguns objetos de uso pessoal e o pouco que possui de roupas e calçados. A única forma de comunicação com sua família, é pelo aplicativo WatsApp. Segundo Milton, a melhor forma de aproveitar a vida é prestigiar os locais por onde passa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.